28.01.2016 | 11 dicas para sua empresa prosperar em 2016

Uma das dicas é: nunca misture as despesas pessoais com as despesas da empresa.

No mundo dos negócios não existe sorte, nem mágica. Para obter sucesso em todas as áreas é necessário capacitação e um planejamento bem feito, com foco nos resultados em longo prazo.

Com base nisso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) identificou alguns dos principais problemas que os pequenos negócios capixabas enfrentaram durante o ano de 2015 e separou algumas dicas para que os empreendedores acertem o alvo em 2016.

O diretor de Atendimento do Sebrae ES, Ruy Dias  de Souza, explica que a Unidade de Atendimento Individual da instituição lida com empresários de diversos segmentos todos os dias, o que permite conhecer de perto alguns dos principais problemas que os pequenos negócios capixabas enfrentaram durante o ano de 2015. “Esclarecemos diversas dúvidas e identificamos problemas gerenciais nas mais diversas áreas, como consolidação de controles de resultados e acesso à inovação; obtenção de recursos para financiar o crescimento das empresas; controle de qualidade; recrutamento e seleção de pessoal; acesso a mercados e informações sobre indicadores financeiros de resultado”, afirmou.

De acordo com Ruy Dias, é necessário que o empreendedor realize uma retrospectiva e faça uma análise criteriosa da sua administração. “Avaliar o que deu errado é um processo doloroso, mas por meio disso, o empreendedor detecta pontos cruciais nos quais pode ter falhado, reavalia conceitos e busca alternativas para que o seu negócio decole nos próximos anos. Não há outro modo de fazer isso senão com um bom planejamento, visão de futuro e investimento em capacitação. É bom frisar que isso é apenas o começo e deve ter uma continuidade”, complementou.

Ele destaca que o Sebrae ES oferece capacitação e assessoria especializada aos empreendedores de todo o Estado. “No geral, os pequenos negócios possuem problemas pontuais, mas que afetam toda a estrutura organizacional do empreendimento caso não sejam resolvidos. O Sebrae ES possui especialistas que estão de prontidão para atender às mais variadas demandas. Durante todo o ano, oferecemos cursos, palestras, oficinas e consultorias, com vistas a auxiliar o empreendedor na solução desses problemas. Quem precisar, pode nos procurar”, encerrou.


Confira onze dicas básicas para que o seu negócio tenha sucesso durante o ano de 2016:


1. Estabeleça  objetivos para o ano, seja na área de vendas, mercado, melhorias e/ou investimentos;

2. Elabore plano de ação para o alcance dos objetivos traçados;

3. Compartilhe com a equipe os objetivos e plano de ação e monitore os resultados;

4. Não misture as despesas pessoais com as despesas da empresa;

5. Estabeleça uma renda mensal fixa como forma de salário para o proprietário administrador (pró-labore);

6. Mantenha em dia os controles financeiros básicos: caixa, bancos, vendas, compras, contas a receber, contas a pagar, estoque e gastos com funcionários;

7. Conheça todos os custos da empresa e oportunidades de mercado para estabelecer corretamente o preço de venda do produto e/ou serviço;

8. Analise sua empresa hoje e tenha uma visão de futuro (ninguém pode fazer isso por você);

9. Conheça a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e seus principais benefícios, que são exclusivos para os pequenos negócios;

10. Esteja sempre aberto para aprender;

11. Sempre é possível implantar uma melhoria, mesmo nos processos da empresa. Não se acomode, isso também é inovar.

Fonte:revistapegn